terça-feira, 10 de julho de 2012

CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA MATURIDADE/VELHICE


 


CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA MATURIDADE/VELHICE

 Metáfora do mundo vegetal (D clássica)   3 temas centrais:
  •  Desenvolvimento: trajetória de mudanças contínuas,ordenadas
  • Culminância: momento ótimo
  •  Declínio: envelhecimento e morte
I.          Variação dos significados de maturação, amadurecer, maturidade e maduro:

MATURAÇÃO      
  • paradigma organicista: processos intrínsecos de mudança que conduzem o organismo a um ponto de culminância. Ex. GESELL; FREUD; PIAGET 
  •  paradigma sociogenético: interação indivíduo/cultura. Ex. ERIKSON 
  •    tarefas evolutivas: habilidades, funções, conheci/os e atitudes que o indivíduo deve adquirir em dado momento da vida que preparam p/ tarefas posteriores e permitem ajustamento pessoal e social.
MATURIDADE como virtude:      
  • ERIKSON: geratividade (tarefa evolutiva da meia idade), sabedoria ( resulta de geratividade X estagnação) 
  •   FRANKL: senso de significado da existência = pré-requisito universal p/ bem-estar físico e mental (sinal de maturidade psicológica)

MATURIDADE como qualidade:
  •   muitos termos com significados (+) ou (-): imaturo e imaturidade (fora dos padrões social/ esperados p/ o adulto); maduro; homem maduro ou madurão; mulher madura ou madurona, adulto maduro e idade madura.

II.         Explicações mais refinadas (superação da metáfora clássica):
VISÃO “LIFE-SPAN”

  • Desenvolvimento ao longo de toda a vida 
  • Cresci/o e decadência, desenvolvi/o e envelheci/o são processos complexos e correlatos 
  •  Orientação dialética: influência de múltiplos fatores em interação constante

DESENVOLVIMENTO

Sentido original: desdobrar de dentro  do início do séc XX: maturacionismo, desenvolvimentismo, ou para fora (  nativismo)

Conceito atual
  • Organismo = sistema vivo 
  •  seqüência, ritmo, duração
  • Processo 
  •  Trajetória de mudanças  da menor a maior organização onde sistemas menores são englobados pelos mais abrangentes 
  •  Diferentes níveis de organização de mecanismos de estabilização e auto-regulação 
  •  Mudanças progressivas (previsíveis) como resultado da interação entre determinantes biológicos e ambientais 
  •  Processo multidimensional e multidirecional 
  •  Na vida adulta e velhice: potencial p/ desenvolvimento preservado (depende do organismo e do meio) 
  •  Crescimento e contração = processos concorrentes na vida adulta e velhice.

ENVELHECIMENTO
Biologica/: processos de transformação do organismo que ocorrem após a maturação sexual e implicam diminuição gradual da probabilidade de sobrevivência. (Longevidade é limitada genetica/)
Perspectiva “ life-span” (Baltes, 1987):
  • desenvolvimento e envelhecimento = processos adaptativos, presentes ao longo de todo o curso de vida e comportam uma tensão entre ganhos e perdas 
  •  dependem da interação entre fatores geneticobiológicos (universais, “normativos graduados por idade”), socioculturais relativos a uma mesma coorte; “normativos graduados por história”) e eventos não normativos.

PADRÕES de ENVELHECIMENTO:
  •  envelhecimento primário ou senescência (normal) 
  •  envelhecimento secundário ou senilidade (patol.) 
  •  envelhecimento terciário ou terminal
Idade  idéias falsas: existência de um tempo objetivo;cronológica (ampla/ usada)  significados =s p/ tempos vividos.

ESCALAS de TEMPO:  
    
Biológica
(lógica interna de todo organismo que tende a mudar c/ envelhecimento, diminuindo a funcionalidade e a probabilidade de sobrevivência)
  • idade biológica = estimativa de tempo que resta a um individuo p/ viver, num dado mo/o de sua vida. 
  • idade funcional = grau de conservação do nível de capacidade adaptativa, em comparação c/ idade cronológica. 
  •  capacidade funcional = medida comporta/al de independência funcional (capacidades de auto-cuidado ou AVD e de desempenho de atividades de vida prática ou AIVD)
Social
            (comporta/os associados aos papéis etários prescritos social/ p/ as diferentes idades)
  • idade social = grau de adequação de uma pessoa ao desempenho dos papéis e dos comporta/os esperados p/ sua idade, num dado momento histórico e numa dada sociedade. 
  •  Envelheci/o social = processo de mudanças em papéis e comportamentos típico dos anos mais tardios da vida e adequação aos papéis esperados p/ pessoas mais velhas.
Psicológica
                     (conceito genérico relativo à perspectiva presente/passado/futuro bem como ao julgamento subjetivo sobre duração de eventos e de intervalos de tempo) 
  •  revisão de vida = lembrança intencional estruturada em torno de eventos de transição e aplicada à avaliação de de si e da própria existência (ver JUNG e ERIKSON) 
  •  idade psicológica (2 sentidos): relação entre idade cronológica e capacidade de percepção, aprendizagem e memória; maneira como cada um avalia, em si mesmo, presença ou ausência de marcadores biológicos, sociais e psicológicas, c/ base em comparação social mediados por normas etárias
VELHICE

  • Categoria socialmente construída 
  •  Última fase do ciclo vital, delimitada por eventos de natureza múltipla (perdas psicomotoras, afastamento social, restrição de papéis, especialização cognitiva) 
  •  Velhice inicial, velhice e velhice avançada
Não há uma teoria única.
Gerontologia: campo multi ou interdisciplinar.
 

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