*Fonte: Autism Types
creditos: Espaço Autista
Desde que o autismo é um espectro, que engloba uma ampla gama de
níveis de funcionamento e transtornos que vão desde o autismo
não-verbal, de baixo funcionamento até a Síndrome de Asperger, altamente
verbal. Estes distúrbios têm algumas características em comum, mas têm
diferenças importantes também.
Tipos de Transtornos do Espectro do Autismo
Compreender os diferentes tipos de autismo pode ajudar os professores
e as expectativas dos pais de forma e trabalhar em áreas de desafio. Se
você está preocupado que você ou seu filho pode ter um desses
transtornos de desenvolvimento, é importante falar com o seu médico ou
profissional de educação especial imediatamente. De acordo com um estudo
publicado na revista Pesquisa em deficiências de desenvolvimento, a
intervenção precoce e o tratamento pode melhorar drasticamente o
funcionamento de uma criança, não importa que tipo de autismo que tenha.
• AUTISMO CLÁSSICO
Caracterizada por problemas com a comunicação, interação social e
comportamentos repetitivos, autismo clássico é tipicamente diagnosticado
antes dos três anos. Sinais de alerta incluem o desenvolvimento da
linguagem atrasada, falta de apontador ou gesticulando, mostrando falta
de objetos, e auto-estimulação comportamento como balançar ou bater as
mãos. Na maioria dos casos, a doença provoca atrasos significativos no
desenvolvimento e os pais ou cuidadores notar que há algo acontecendo
durante os anos da criança. No entanto, em casos de alto grau de
funcionamento, a criança pode ser ter cinco anos de idade ou mais, antes
que ele ou ela receba um diagnóstico.
• AUTISMO CLÁSSICO PODE VARIAR DE LEVE OU DE ALTO FUNCIONAMENTO A GRAVE OU DE BAIXO FUNCIONAMENTO:
Autismo de alto funcionamento envolve sintomas como competências
linguísticas em atraso ou não-funcional, comprometendo o desenvolvimento
social, ou a falta da capacidade de “role play” com os brinquedos e
fazer outras atividades lúdicas que as crianças imaginativas
neurotípicas fazem. No entanto, as pessoas com autismo de alto
funcionamento tem um QI na faixa normal e podem exibir nenhum do
comportamento compulsivo ou auto-destrutivo, muitas vezes visto em
autismo de baixo funcionamento.
Autismo de baixo funcionamento é um caso mais grave da doença. Os sintomas do autismo são profundos e envolvem déficits graves em habilidades de comunicação, habilidades sociais pobres, e movimentos repetitivos estereotipados . Geralmente, o autismo de baixo funcionamento está associado com um QI abaixo da média.
Autismo de baixo funcionamento é um caso mais grave da doença. Os sintomas do autismo são profundos e envolvem déficits graves em habilidades de comunicação, habilidades sociais pobres, e movimentos repetitivos estereotipados . Geralmente, o autismo de baixo funcionamento está associado com um QI abaixo da média.
• SÍNDROME DE ASPERGER
Apesar de não ser incluída como um diagnóstico separado na última
revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais
(DSM-V), muitas pessoas têm sido marcadas com Síndrome de Asperger. Este
tipo de autismo de alto funcionamento tem algumas características
distintas, incluindo excepcionais habilidades verbais, problemas com o
jogo simbólico, problemas com habilidades sociais, desafios que envolvam
o desenvolvimento da motricidade fina e grossa, e intenso, ou mesmo
obsessivo interesses especiais.
Síndrome de Asperger se diferencia do autismo clássico em que não implica qualquer atraso de linguagem significativo ou prejuízo. No entanto, crianças e adultos com Asperger pode encontrar no uso funcional da linguagem, um desafio. Por exemplo, eles podem ser capazes de rotular milhares de objetos, mas podem lutar para pedir ajuda usando um desses itens.
Síndrome de Asperger se diferencia do autismo clássico em que não implica qualquer atraso de linguagem significativo ou prejuízo. No entanto, crianças e adultos com Asperger pode encontrar no uso funcional da linguagem, um desafio. Por exemplo, eles podem ser capazes de rotular milhares de objetos, mas podem lutar para pedir ajuda usando um desses itens.
• TRANSTORNO INVASIVO DO DESENVOLVIMENTO – SEM OUTRA ESPECIFICAÇÃO (PDD-NOS)
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento – Sem Outra Especificação
(PDD-NOS) é outro transtorno do espectro do autismo, que não mais
realiza um diagnóstico oficial separado no DSM-V. Em vez disso,
profissionais de saúde mental irão diagnosticar esses indivíduos com
autismo de alto funcionamento ou de baixo. Também conhecido como autismo
atípico, PDD-NOS envolve alguns, mas não de todas as características
clássicas de autismo. As pessoas diagnosticadas com PDD-NOS podem lutar
com a linguagem ou as habilidades sociais e comportamentos repetitivos,
mas eles não podem encontrar desafios em todas as três áreas. Esta
desordem difere de Síndrome de Asperger por causa das habilidades
linguísticas; algumas pessoas com PDD-NOS podem ter atrasos de
linguagem.
• TRANSTORNO DE RETT RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE O DSM-5
Uma vez considerado um transtorno do espectro do autismo, Síndrome de
Rett não será incluída no espectro do autismo no DSM-V. Isto é porque
Transtorno de Rett é causado por uma mutação genética. Apesar de os
sintomas da desordem, que incluem a perda de habilidades sociais e de
comunicação, imitar o autismo clássico, a doença passa por diversas
fases diferentes. Normalmente, as crianças diagnosticadas com Transtorno
de Rett superam muitos dos desafios que são semelhantes ao autismo.
Podem enfrentar outros desafios, incluindo a deterioração de habilidades
motoras e problemas com a postura, que não afetam a maioria das pessoas
do espectro do autismo.
• TRANSTORNO DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA.
Outro transtorno do espectro do autismo, que não vai levar um
diagnóstico separado no DSM-V, Transtorno Desintegrativo da Infância
(CDD) é caracterizado por uma perda de comunicação e habilidades sociais
entre as idades de dois e quatro anos. Este transtorno tem muito em
comum com o autismo regressivo, e será classificado como um transtorno
do espectro do autismo em geral.
Procure ajuda se você está preocupado Compreender os diferentes tipos de autismo, se esses transtornos têm um diagnóstico oficial separado ou não, pode ser muito útil ao formar expectativas, projetando um plano de tratamento, e experimentar com estratégias comportamentais. Com todos os transtornos do espectro do autismo, é importante procurar ajuda logo que você suspeitar que algo não pode estar certo. Sendo ativamente envolvido no tratamento é a maior coisa que você pode fazer para ajudar seu filho ou você mesmo superar alguns dos desafios de transtornos do espectro do autismo.
Procure ajuda se você está preocupado Compreender os diferentes tipos de autismo, se esses transtornos têm um diagnóstico oficial separado ou não, pode ser muito útil ao formar expectativas, projetando um plano de tratamento, e experimentar com estratégias comportamentais. Com todos os transtornos do espectro do autismo, é importante procurar ajuda logo que você suspeitar que algo não pode estar certo. Sendo ativamente envolvido no tratamento é a maior coisa que você pode fazer para ajudar seu filho ou você mesmo superar alguns dos desafios de transtornos do espectro do autismo.
Fonte: Autism Types
creditos: Espaço Autista
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