sexta-feira, 25 de julho de 2014

BEBÊS HORA DE DORMIR



Bebês: rotina para hora de dormir traz benefícios
Uma rotina fixa para a hora de dormir estabelece a base para os bons hábitos, o bebê levará os benefícios para toda vida.
É bom começar a acostumar o bebê desde cedo, porém, no início, escolher quando começa a noite de sono de um recém-nascido pode ser uma decisão arbitrária e complicada. Mas, com um pouco de paciência, o bebê aos poucos ajustará o relógio biológico para coincidir com o seu. E isso é maravilhoso. 

O que fazer para estabelecer uma rotina:
A rotina deve ter uma sequência: envolve a mamada, o banho, a troca de roupas, uma história e uma canção de ninar. Aos poucos você prepara o bebê para o sono.
Você pode incluir uma massagem, música, falar sobre os acontecimentos do dia, tudo o que quiser, o mais importante é repetir essa sequência todos os dias, entreter o bebê e deixá-lo tranquilo.
O tempo que essa rotina tomará depende da idade do bebê, mas cerca de 30 e 45 minutos é o adequado. Procure dar início ao procedimento no mesmo horário todos os dias, e siga o mesmo padrão.
Deixe os ambientes da casa agradáveis e realize as atividades de modo calmo e relaxado.
Conforme o bebê cresce a rotina evolui. Mas, nas primeiras semanas a repetição é importante para garantir o sucesso. 

Rotina para gêmeos:
Os princípios são os mesmos! Mas, a logística fica mais difícil não é mesmo? A participação de dois adultos é essencial para facilitar a tarefa. 

Peça ajuda aos seus familiares, e se puder, contrate uma babá ou enfermeira.
Procure estabelecer um ritual para demonstrar que está na hora de dormir, e se quiser passar um pouco de tempo com cada gêmeo, reserve mais tempo para a rotina.
Se os gêmeos tiverem necessidades de sono distintas, tente fazê-los dormir no mesmo horário para fazer com que um acompanhe o outro. Coloque primeiro no berço o bebê que dorme mais.
 

Quanto dorme um bebê:

De 0 a 3 meses – Com três meses o bebê dorme cerca de 15 horas por dia. O mais comum é que eles tirem 3 cochilos que totalizam 5 horas e o período mais longo, de 10 horas de sono, poderá coincidir com a noite. 

De 3 a 6 meses – Nesta fase eles dormem 14 horas por dia. Eles, normalmente, cochilam apenas 2 vezes por dia, por 90 minutos a 2 horas. É comum que eles durmam 6 horas de uma só vez à noite. Nessa fase eles já conseguem voltar a dormir quando acordam.

De 6 a 9 meses – Com essa idade eles dormem 14 horas. O tempo que ele passa cochilando durante o dia dura menos de 3 horas no total. Agora, em teoria, ele é capaz de dormir a noite toda sem mamar. Aos 6 meses já é mais fácil estabelecer uma rotina na hora de dormir e diminuir as mamadas durante a noite. 

De 9 a 12 meses – As horas de sono totalizam 14 horas. Ao completar um ano seu bebê pode acostumar a tirar apenas um cochilo durante o dia, o que ajuda a consolidar o sono à noite. Em média, o cochilo dura cerca de 90 minutos a 2 horas. O restante das horas de sono, entre 11 e 12 horas, acontecerá durante a noite. Aos 12 meses a maioria dos bebês acordam, mas voltam a dormir sem qualquer ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário