sábado, 21 de abril de 2012

PALESTRA NA CASA DE ORAÇÃO DA COMUNIDADE ÁRABE LIVRE


Dr. Joel Pola em Palestra na Casa de Oração da Comunidade Árabe Livre
No sábado dia 14/04/2012, estivemos na Casa de Oração da Comunidade Árabe Livre. Vila Mariana SP. Entre os palestrantes estavam os Drs. Joel Pola falando sobre o Individualismo e Alheamento da Família; cujo texto você encontrará no próprio blog; e o seu filho Dr. Joel Dario Pola, expondo o empolgante tema sobre a Saúde Bucal os requisitos básicos para se ter um bom sorriso e uma saúde corporal saudável.

Impressões da Dra. Gilmara Ebers,  responsável pelo Departamento de Saúde da Comunidade Árabe, que patrocinou o evento:
Olá  Dr. Joel,

“Ficamos muito felizes com a presença de sua família nesse sábado, sua participação e de seu filho foram uma bênção!
Gostaríamos imensamente que voltassem, lá para o mês de julho, no segundo sábado, se puderem, ou qualquer outra data de sua preferência.”
Obrigada Paz Gilmara
Dr. Joel Pola - Palestra - INDIVIDUALISMO E ALHEAMENTO DA
SOCIEDADE E DA FAMILIA
Dr. Joel Dario Pola - Palestra - SAÚDE BUCAL
Dr. Joel Dario Pola - na CASA DE ORAÇÃO DA COMUNIDADE ÁRABE LIVRE


INDIVIDUALISMO E ALHEAMENTO DA SOCIEDADE E DA FAMILIA


Texto Chave: Josué 1: 6 a 9 –– 1400 AC – 1240 AC

Este livro, basicamente é composto por Josué. Josué quer dizer, Javé é Salvação, parece um nome bastante sugestivo para quem tem a sagrada missão de conduzir o povo de Deus.Este documento histórico foi escrito em torno de 1.240/1210AC.

Josué descreve a conquista de Canaã, tendo como cenário as características brutais da religião canaanita, claramente retratadas nos tabletes achados em Rás Shamra.

Josué nasceu no Egito, pode ter servido ao exército de Faraó. Fato ou não, ele já estava militarmente qualificado para comandar as forças israelitas contra os amalequitas em Refidin.

Josué serviu como atendente e guarda pessoal de Moisés, durante o ano em que passou no Sinai. Foi para a missão com os 11 espias como representante da tribo de Efraim, juntamente com Calebe seopôs ao relatório derrotista da maioria que não queria conquistar a terra.

Antes de Moisés morrer foi comissionado como o seu sucessor, para condução e orientação de um povo, rebelde, imaturo de dura cerviz. Suas qualidades são marcantes e modelares: servidor defé, coragem,lealdade, e devoção à Lei de Deus.

Josué conquista Canaã, atravessa o Rio Jordão, circuncida o povo; Conquista Jericó; sofre perdas irreparáveis na conquista de Aí em razão do pecado de Acã. Começam as reformas espirituais durante as conquistas da parte centrale sul das terras. Negocia com os gibeonitas, (escravos lenhadores e transportadores de água), derrota os amorreus, enquanto na sequência da conquista na parte norte do território.

Faz a divisão das terras distribuindo toda a herança entre as 12 tribos. Estabelece heranças especiais para mulheres sem herdeiros, os levitasque não recebem herança são distribuídosentre as 48 Cidades de Refúgio.Esse processo levou 17 anos, quando concluiu o mapeamento da terra.


I –O Individualismo Atinge Nossas Famílias

Como viviam os canaanitas? Prostituição generalizada por ambos os sexos, sincretismo religioso, crianças sendo sacrificadas ao Deus Moloque, eram alguns dos males pelos quais ordenou a destruição completa dos habitantes de Canaã. Os israelitas tinham uma atração irresistível pelo modo de vida destes povos. E pelos costumes da sensualidade destes povos.
Boa parte do declínio espiritual de Israel deve-se ao fato de os cananeus não terem sido exterminados totalmente.Como resultado a idolatria foi tolerada, a sexualidade supervalorizada e frequentementeabsorvida pelos israelitas. A nação para ser próspera precisava vencer a tentação de fazer alianças políticas ou absorver tais costumes.  
                                     
A segurança estaria em sair da idolatria, reconhecer o Criador, amar ao próximo, filhos e filhas constituírem famílias no arraial israelita e nos princípios do Senhor.Israel se esqueceu  rápido de sua missão,  porque como nação foi individualista. Não propagou os ensinos para as demais nações, ao contrário se envolveu em doutrinas pagãs.Em muitas ocasiões “cada um fazia o que lhe parecia bem.”-O individualismo, sensualidade e idolatria cegou Israel.

A doutrina do individualismo: o homem é colocado na base social, e a sociedade é apenas a soma dos indivíduos. Aqui reside o culto da personalidade humana,o narcisismo, o culto ao corpo, a privacidade a qualquer custo, tudo isto confina o isolamento do ser. O humanismo nas suas formas mais radicais, floresce, trazendo inquietação e desequilíbrio às relações humanas. Da Bíblia podemos apresentar varias atitudes tidas como individualistas. – Atitude deCaim, é repetida pelo sacerdote e levita em Lucas 10: 31 e 32 – “... vendo-o passaram de largo...” -Queremos vos falar nesta manhã da insensibilidade do ser humano diante de seu semelhante, seu próximo,e seus familiares.Falo do meio familiar que precisa servir ao Senhor e o próximo.

O Sucesso a qualquer preço - está levando à decadência de todas as estruturas institucionais, isto vem acontecendo em todo o mundo. Então os menos dotados, os menos escolados, as mais feias, os mais velhos, os da periferia,os doentes, os obesos, os deficientes físicos e mentais, os negros, os nordestinos, os pobres; como podem sobreviver a esta selva da indiferença, do preconceito e da descriminação, e toda a sorte de injustiça que é praticada. (Titanic, 66% 1ª classe – 44% 2ª classe e a classe econômica apenas 25%. dos embarcados.

“Se a ideologia é a argamassa da sociedade,” – Marx, os homens transformaram esse cimento numa argamassa podre, exatamente o que aconteceu com os Impérios da Babilônia, Pérsia,Grécia e Roma, todos pressentimos que estamos em face de uma nova derrocadapolítico-social, altamente corrompida.

    Alheamento - entramos desta maneira numa espécie de alheamento, a desqualificação do homem como um ser moral. Então os indivíduos que não têm nada a oferecer, esses não se conta?Como uma pessoa humana, pouco importa que venha a sofrer, a descriminação, o desprezo vem se banalizando; os pobres miseráveis, os improdutivos são cada vez menos percebidos. É a filosofia pragmatista, e funcionalista que pergunta: “É útil, para que serve? Se não é útil e não serve para nada, então se descarta.” - Formaliza-se a aversão do outro.Essa forma de pensar vem atingindo a família na sua mais importante estrutura.

O que fazer dos aposentados; dos doentes terminais incuráveis; dos velhos; e das crianças - aqueles que não mais nos encantam com a sua simpatia ou aparência exterior. (white trash) Viraram lixos sociais, A sociedade precisa encontrar um depósito para eles. - Onde eles estão?- Nos hospitais vegetando; estão nas ‘Febens, ou casas de fundação’ e Presídios, aprendendo a se vingar da sociedade, estão nos asilos e, nos manicômios, esperando a morte; > estão nos albergues, debaixo dos viadutos, nas favelas, à deriva de sua própria sorte... Muitos têm como perspectiva de conforto só a morte - Será que existe maior violência urbana do que estas, ou a rejeição do ser humano? -Seguramente esta violência é mais cruel porque não as vemos nas manchetes dos jornais. Esse tipo de manchete está estampado nas barreiras de pedra de nosso coração – Não é de hoje que o ser humano faz barreiras sociais. É a mesma parede de separação que dividia os judeus dos gentios,criticada pelo apóstolo Paulo. – (Ef. 2:14 – a qual Jesus derrubou).

Continuemos o nosso raciocínio... Precisamos refletir. O que dizer das relações sociais e familiares. Nós vamos construindo uma espécie de limbo de neutralidade – “eu não tenho nada a ver com a sua vida, e nem você com a minha”... (Os cains modernos)- É à buscaincessante patológica da privacidade; como estão as famílias? - absolutamente distantes, cada um no seu quarto, com a sua televisão, ou talvez o seu computador desfrutando de uma felicidade artificial e virtual isolada.O lar mudou a sua definição, para grupo de pessoas, as famílias vêm sendo reduzidas a um conjunto de indivíduos que possuem a mesma chave do mesmo endereço, como disse um humorista.

II – As Mudanças nas Relações



    Com a verticalização das moradias, há cada vez mais espaços para uma só pessoa, os laços estão fechando, sobretudo os da comunidade. Nas moradias verticais coletivas, não existe espaço de sociabilidade ou de solidariedade.Nos subúrbios existe ainda a ideia de rua o “a nostalgia de rua”,os moradores da minha rua eram os mais importantes, conheciam-se, se visitavam, ofereciam seus quitutes, pratos, um entrava na casa do outro sem bater, sentiam os vizinhos, como verdadeiras famílias integradas, e participavam das tristezas das alegrias sucessos e fracassos. Ainda vemos isso nas famílias do interior, (tribos indígenas).

Essa tal casa, não é um lar,é um lugar onde as pessoas se hospedam e se reabastecem, nutritivamente, fisiologicamente, se descansam se higienizam e se mudam de roupa.Com regras individuais muito claras,de espaço e limites. Destaforma, multiplica-se a diminuição da família extensa: a que tinha o avô, a avó, o pai a mãe, filhos e netos .Afamília nuclear está cada vez menor,com forte tendência de desaparecer; pai, mãe e filhos, cada vez menos filhos, agora a maioria das famílias moderna é de três pessoas. Com o casamento em crise ascendente, maior o número de lares monoparietais: mãe sozinha, filho (a). 

Já que a paternidade é perfeitamente dispensável, já que se podem ter filhos em laboratório, escolho o sexo, o signo, ele poderá ser loiro de olhos azuis. A paternidade passa a ser a coisa de somenos importância, apenas 10% dos casos os homens, em famílias divorciadas tem os filhos a sua guarda.O pai não se considera a referencia paternal importante, e tão pouco, para muitas mães.Com as relações familiares esgarçadas então se...

III – A Busca da Felicidade a Qualquer Preço

O Brasil tem se tornado o campeão em duas coisas é o terceiro país que mais consome psicotrópicos, soníferos, antiansiolíticos/antidepressivos.Perdem apenas para USA, Argentina, estamos em terceiro lugar. Será que as famílias brasileiras são felizes? A irresponsabilidade não é só com o ser humano, também é quanto à imagem em si. Essa é a geração que resolve tudo, artificialmente,ou quimicamente, multiplicam-se os consumos das anfetaminas. O Brasil é o campeão mundial das anfetaminas, (inibidores do apetite –70% da produção mundial); aí vêm os hipnóticos, toda a sorte de terapias alternativas, muitas de caráter extremamente duvidoso, quanto a sua eficácia.Aqui certamente está à rede dos produtos que atendem os famintos da felicidade, com todo o tipo de pílula, para se garantir alguns minutos de estabilidade emocional/bom humor. Aqui o individualismo triunfa como a salvação individual, “preciso ter mais atenção comigo, não suporto a dor e a frustração”. - Os indivíduos fogem de si mesmos, não se aguentam a fragilidade deste estilo de vida imposto peloindividualismo consumista de uma sociedade que se preocupa em demonstrar o que tem.

O que individualismo não faz, nas famílias? -Hoje há uma crença de que o nosso corpo já está ultrapassado/superado, precisa ser aperfeiçoado em todas suas formas, você precisa estar sarado,o que é oval precisa ser redondo/turbinado, a força que Deus nos concedeu, já não serve é pequena, aí surgem os Pitt boys ou Pitt girls (as novas espécies urbanas), emergem da ginástica e academias, e que não temem qualquer energético, numa festa, os marombados, as bombados ou anabolizantes, para melhorar a sua aparência na visão da moda. É o narcisismo contemplado nos espelhos das famílias.
Não há dúvida que a liberação feminina,que é parte da inspiração do individualismo, traz a sua pesada herança da degradação familiar. Como essas pessoas serão felizes assim?...

As cirurgias plásticas são recordes somos o vice-campeão mundial. Como é que as mulheres avaliam o corpo que Deus nos deu. Parece que o corpo ou a sua imagem não dá conta das exigências dos padrões atuais. As clínicas se tornaramverdadeiras funilarias e lanternagem das formas humanas.

Não podemos deixar de colocar a questão do narcisismo. Por que tantos homens e especialmente mulheres nas aca. Foram feitas segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 490 mil cirurgias plásticas das quais 78 % são embelezadoras. Porque estar sempre em forma, seria o desejo da saúde? Ou é a moda do “fitness”–Como a busca do corpo perfeito, deve ser esculpido e a qualquer custo, criou-se o mito, de que as mulheres especialmente as de meia idade precisam estar em forma porque senão seu homem vai embora... O corpo tem-se tornado um objeto obsoleto, no século 21.

A devastação que o individualismo deixa nas relações pessoais ou amorosas; são trincas profundas, a ponto de dos jovens agora temerem o amor. Já que no verdadeiro amor há cumplicidade e responsabilidade. Hoje, nada pode interferir nas minhas opções/vontade.

Os jovens estão perdendo a capacidade de amar, medo, inibição timidez. Crescem os relacionamentos virtuais. Só no facebook temos 90 milhões. Nisto infelizmente também somos campeões. Já existe varias diagnósticos considerados TCE. Longas horas de excitação/compulsão/obsessão/adicção no computador. Jovens casais não conseguem mais ter prazer na sexualidade com o seu cônjuge porque desperdiçam horas e horas nas telas da pornografia, estão perdendo o prazer pelas mulheres.•.

O individualismo triunfa na relação egóica, o autoerotismo a masturbação.É fornicação ou adultério, muitas esposas já não toleram maridos assim. Estes indivíduos se sentem derrotados e culpados, são pobres e infelizes, doentes emocionais, alguns com grandes dificuldades de serem curados, e muito resistentes à terapia.

Um dos sites deles oferece a oportunidade para os que estão casados e querem trair. Este site já tem 176 mil usuários. No primeiro dia. As crianças em seus videogames. 57% das crianças até a 5ª série não sabem ler escrever, e as quatro operações. Sabem tudo de celular, vídeos-game e jogos violentos. Temos uma inundação de pais com suas crianças nas clínicas de psicologia; estas crianças trazem o transtorno de TDAH. Já buscam preencher os seus em seus vazios a felicidade virtual.


As relações amorosas mudaram as pessoas agora ficam não namoram e não pretendem qualquer compromisso. É o hedonismo, a busca pelo prazer a qualquer custo. É comum o diálogo: com quantos você ficou na festa esta noite? Quanto você beijou naquela festa?... No grupo da puberdade se você ainda não beijou, passa ser ridicularizado, é o grupo recém-adolescente impondo as formas de individualismo.O amor livre precoce.Há milhões de sites de relacionamentos.

Estamos tão obcecados pelos costumes mundanos como os israelitas estava às portas de Canaã. Israel não expulsou os povos pagãos que ficavam nos grotões, e bolsões da terra nem os seus deuses.. Baal. Baalins, Astarote,culto aos falsos deuses, sacrifício de animais, prostituição masculina, e feminina e ocasionalmente sacrifícios humanos.Continuaram seduzidos, pelos amorreus, moabitas, amonitas, filisteus, sidônios, heveus e jebuseus. Não mistureis com estas nações; Tomaram as suas filhas, e deram a suas filhas aos deuses deles. Sacrificaram as suas crianças a idolatria...Foram subjugados pelos costumes destes povos.

•    Josué: 24: 14,15. - O texto que acabamos de ler é uma despedida, e um pacto de fidelidade a Deus. Selando com uma pedra, erigida sob um carvalho, que estava num lugar santo. Josué era longevo e falece com a idade de 110 anos.

Conclusão e Apelo

•    Como assistimos tudo isto sem nos envolver:
•    “Não esconderemos de nossos filhos contaremos as gerações vindouras os louvores do Senhor e o seu poder e as maravilhas que fez.” – Para que pusesse em Deus a confiança, e não se esquecessem de seus feitos, mas lhe observasse os mandamentos. -Sal. 78: 7
•    Como queremos a nossa família? – Tua esposa no interior de sua casa, será como a videira frutífera, e teus filhos como rebentos de oliveira, à roda de sua mesa – Sal. 128:3.
•    Que nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viçosas, e nossas filhas como pedras angulares, levadas como colunas de palácio. Sal. 144:12

•    “É melhor comer um pedaço de pão seco, tendo paz de espírito do que ter um banquete numa casa cheia de brigas.” - “Assim como as avós se orgulham dos netos, os filhos se orgulham dos pais – Salm. 17:1, 6.